Como ler uma etiqueta nutricional


Quando procura adotar uma dieta saudável, necessita de estar informado. Felizmente, é fácil encontrar as informações de que necessita para fazer as melhores escolhas para si e para a sua família. Com a tabela nutricional em cada embalagem de cereais Kellogg’s, pode ver exatamente o que ingere e o que espera obter de cada cereal Kellogg’s.

Desde o início

O tamanho de uma dose é importante. E é a primeira coisa que devemos começar por ler numa tabela nutricional. Porquê? Bem, tal como uma boa história, ajuda a criar o cenário e dá uma ideia nutricional exata do que pode esperar encontrar.

Quando começa com o tamanho da dose, sabe exatamente o que está a obter, as calorias, a gordura, as proteínas, tudo. Portanto, se optar por comer mais ou até mesmo menos do que a dose recomendada, irá compreender bem o que isso significa para a sua saúde e bem-estar.

A determinação do tamanho da dose pode ser difícil porque pessoas com idades, tamanhos e níveis de atividade diferentes escolhem tamanhos de porções de cereais de pequeno-almoço diferentes.

Ao sabermos disto, fazemos as nossas recomendações quanto ao tamanho das doses com base no aspeto dos cereais dentro da taça, no nível de vitaminas e minerais que adicionamos e na quantidade média ingerida por uma criança.

Sabemos que os tamanhos das porções variam substancialmente, pelo que lhe fazemos uma recomendação. Mas o que sabemos é que em todas as idades e em todos os cereais, as pessoas têm tendência a comer entre 30 e 50 g de cereais numa taça.

Dê energia ao seu dia

 

Todos nós necessitamos de calorias. É das calorias que vem a energia. Por isso, procuramos ingerir calorias suficientes para nos mantermos saudáveis e com energia. No entanto, se consumirmos mais calorias do que aquelas que o nosso organismo necessita, podemos ganhar peso.

O número de calorias por dose provém de quatro fontes - gordura total, hidratos de carbono totais, proteína e álcool.

A gordura é um nutriente importante de que todas os organismos necessitam para crescerem e se desenvolverem. Contudo, os especialistas defendem que demasiada gordura, especialmente gorduras saturadas e trans, pode ser prejudicial para a saúde do coração. Felizmente, estas gorduras são identificadas em todas as etiquetas, para que possa tomar decisões inteligentes e informadas sobre os alimentos que consome.

Os hidratos de carbono ajudam a dar energia ao corpo. E, de todos os diferentes tipos de hidratos de carbono que existem, a fibra é a mais importante. Recomenda-se que a maior parte dos adultos tente ingerir pelo menos 25 g de fibra todos os dias.

A proteína fornece os elementos de base para o organismo e é essencial para ajudar na formação e reparação dos músculos, sangue e órgãos. Por isso, com a quantidade certa de proteína, está melhor preparado para enfrentar o dia.

 

 

Um final enriquecido

No final da etiqueta, irá encontrar a percentagem de vitaminas e minerais contidos em cada dose, com uma percentagem superior que indica que existem mais vitaminas e minerais nesse alimento.

Estas vitaminas e minerais são úteis a muitas funções no seu organismo. Para ajudá-lo a funcionar corretamente, necessitamos de uma grande variedades destes nutrientes.

É claro que a melhor forma de obter uma mistura variada e dinâmica de vitaminas e minerais é ingerir uma grande variedade de alimentos; dos quais um pequeno-almoço equilibrado para lhe dar energia, completo com nutritivos cereais Kellogg’s, pode ser uma parte muito importante.

Uma nova visão sobre a nutrição

Enquanto o painel nutricional é uma excelente forma de ajudá-lo a determinar os valores nutricionais globais de determinados alimentos, as Doses Diárias Recomendadas (DDR) são uma forma de ver instantaneamente na parte frontal da embalagem os nutrientes mais importantes que se encontram em cada embalagem de cereais Kellogg’s.

As DDR não são novas recomendações ou normas para a forma como deve comer. Em vez disso, são simplesmente uma nova forma de olhar e pensar nos Valores Diários, que são quantidades de referência definidos pelo governo com base em conselhos atuais fornecidos por especialistas em saúde pública.

Quando ler as DDR, obtém um guia "rápido" das percentagens de calorias, açúcares, gorduras, saturados e sal presentes nos alimentos que come e compra. Tendo em conta estas percentagens, pode manter-se o mais próximo possível das quantidades recomendadas por nutricionistas e até mesmo equilibrar as suas refeições.

Por exemplo, se comer um alimento rico num determinado nutriente, tal como gordura ou sal durante uma refeição pode então equilibrar a sua dieta escolhendo algo com uma menor quantidades destes ingredientes para o resto do dia.

As DDR não substituem, de forma alguma, o painel nutricional, mas são outra forma útil de lhe permitir facilmente tomar decisões mais informadas quando se encontra no corredor dos cereais.

Compartilhe