Desde o momento em que a ingeres, a fibra inicia uma viagem épica através do sistema digestivo.
Boca
O processo da digestão da fibra inicia-se na boca. As enzimas especiais da saliva começam a decompor os hidratos de carbono que contêm a fibra. Posteriormente, os alimentos (sob a forma de bolo alimentar) passam pelo esófago, que é o tubo entre a boca e o estômago.
Estômago
Assim que chega ao estômago, a fibra mistura-se com os alimentos parcialmente digeridos para criar uma pasta espessa que pode passar mais facilmente pelo resto do trato gastrointestinal, conhecida como quimo.
Intestino delgado
A fibra continua a viagem através do intestino delgado sem ser digerida.
Intestino grosso
Do intestino delgado, a fibra passa para o intestino grosso, também conhecido como cólon. Aqui é onde a fibra atua verdadeiramente. A fibra menos fermentável aumenta de volume para facilitar a evacuação das fezes através do trato digestivo. A fibra mais fermentável atua como fonte de alimento para as bactérias do intestino. A fibra prebiótica dirige-se especificamente às bactérias importantes na fase quase final da aventura da fibra.
Reto
A fibra assegura que as fezes chegam ao reto. A fibra não digerida e os restantes dejetos são eliminados quando vais à casa de banho. Que aventura!