O que são Prebióticos e Probióticos e quais as diferenças entre eles
O que são Prebióticos?
A maioria dos prebióticos são fibras que provêm da alimentação. A fibra prebiótica pode servir como alimento para a flora intestinal. Uma maior diversidade das bactérias no nosso intestino pode ajudar a saúde digestiva.
Os alimentos com prebióticos adicionados e suplementos com prebióticos são uma boa maneira de aumentar o seu consumo.
Até agora não existe um valor de referência de consumo de prebióticos. No entanto, a Associação Científica Internacional de Probióticos e Prebióticos (ISAPP) recomenda um consumo diário de 3-5 gramas.
Saber qual é o nosso consumo de prebióticos pode ser complicado, já que é pouco comum a informação sobre o conteúdo em «prebióticos» ser apresentada na rotulagem dos alimentos. Um truque que pode ajudar-te é saber reconhecer os ingredientes prebióticos como por exemplo, a fibra de raiz de chicória ou a inulina. E como a maioria dos prebióticos são fibras alimentares, outra maneira de favorecer o seu consumo é aumentando a ingestão de alimentos ricos em fibra.
Mas lembra-te que nem todas as fibras alimentares são prebióticos.
O que são Probióticos?
Os probióticos são organismos vivos que, se se consomem em quantidades adequadas e na sua forma viável, podem conferir benefícios à saúde. Os probióticos são reconhecidos como «bactérias benéficas» que trabalham junto com os milhões de bactérias do intestino. Os probióticos podem encontrar-se em alguns alimentos fermentados, como suplementos, ou também podem adicionar-se aos alimentos.